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PLANO ANUAL DE ENSINO PARA BERÇÁRIO.





·       Exploração dos objetos e brincadeiras:

·       Objetivo geral:

·        Criar um espaço educador, que convide a criança a brincar, que estimule o interesse e a participação das crianças;
·        Expor os objetos de forma que a criança possa socializar com o material, com o meio e com outras crianças.

·       Objetivo específico:

·        Explorar ambientes diversos;
·        Manusear diferentes objetos;
·        .Movimentar-se livremente em espaços variados;
·        Desenvolver a autonomia;
·        Estimular os sentidos.

·        Conteúdos

·        Exploração dos cantos lúdicos;
·        Contato com objetos e brinquedos variados
·        Atividades com diferentes texturas, formas, cores, tamanhos;
·        Brincadeiras cantadas, e brinquedos sonoros;
·        Explorar objetos sonoros, coloridos, com diferentes formatos.
·        Atividades diversas com espelhos.

·        Linguagem oral e comunicação 

·        Objetivo geral:

·        Oferecer à criança variadas situações de comunicação verbal para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.





·       Objetivo especifico:

·        Realizar comandos simples para execução;
·        Nomear objetos verbalmente;
·        Participar de situações de leitura;
·        Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, cantar, comunicar-se e expressar;
·        Estimula da fala por meio da interação com o outro por gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.

·        Conteúdos

·        Cantar e contar histórias com diferentes entonações de voz;
·        Montagem de uma bebeteca;
·        Cantar músicas;
·        Leitura de histórias e livros infantis;
·        Imitação de sons;
·        Nomear verbalmente objetos e pessoas;
·        Falar com as crianças nos momentos da rotina,
·        Estimular por meio de sons o balbuciar dos bebes e a imitação de expressões faciais;
·        Leitura não convenciona! De figuras

·        Desafios corporais:

·        Objetivo geral:

·        Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·        Criar situações de equilíbrio e controle do próprio corpo;
·        Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais;
·        Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, engatinhar, arrastar-se, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
·        Explorar e utilizar os movimentos de preensão e encaixe, lançamento, para o uso de objetos diversos.

·        Objetivo especifico:

·        Desenvolver o equilíbrio;
·        Reconhecer a imagem do próprio corpo;
·        Nomear as partes do corpo
·        Explorar movimentos corporais como: rolar, dançar, arrastar, puxar, entrar e sair.






·         Conteúdos

·        Atividades de encaixe, Desafios;
·        Atividades com circuito; Tapete de sensações/estímulos;
·        Espalhar objetos coloridos par que a criança tente alcançá-los ou mesmo pisar sobre eles; Oferecer pontos de apoio firme e seguros, para que a criança tente andar; Amparar a criança e colocá-la sentada buscando equilíbrio.


·       Identidade e autonomia:

·       Objetivo geral:

·        Valorizar a criança, construir sua identidade por meio das interações expressando seus desejos, vontades, desagrados e sentimentos desenvolvendo a autonomia.

·       Objetivo especifico:

·        Desenvolver a autonomia; Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua
Unidade e as sensações que ele produz:
·        Relacionar-se com os colegas, professores e funcionários;
·        Construir sua identidade por meio das interaçòes socioculturais e da vivência de diferentes situações;
·        Estimular às expressões afetivas para consigo mesma e com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho e lazer);
·        Reconhecer a autoimagem;
·        Conhecer os gostos e preferências das crianças.

·       Conteúdos

·        Realização de pequenas tarefas;
·        Utilizar os momentos da rotina como a escovação e o momento da alimentação para diferentes aprendizagens;
·        Reconhecer os adultos que lhes cuidam;
·        Reconhecer os espaços onde ficam;
·        Relacionar-se e comunicar-se com o outro
·        Realizar suas escolhas;
·        Bater palmas e descobrir suas mãos com o olhar;
·        Atividades em frente ao espelho;
·        Painéis de fotos para identificar a si e aos familiares;
·        Estimular o fazer sozinho.


·       Linguagem musical e expressão corporal:

·       Objetivo geral:

·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
·        Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

·       Objetivo especifico:

·        Explorar diferentes tipos de objetos que imitam som.
·        Perceber som silêncio;
·        Participar de brincadeiras e jogos cantados;
·        Reconhecer objetos sonoros simples;    
·        Discriminar sons de objetos e animais;
·        Relacionar som e movimento.
             
·       Conteúdos

·        Atividades diversificadas de movimento;
·        Utilização de jogos e brincadeiras cantadas como fonte musical;
·        Utilização de acalantos, parlenda, cantigas de roda e instrumentos populares da cultura:
·        Organização do espaço para as atividades musicais;
·        Escolha das fontes sonoras e confecção dos objetos sonoros;
·        Utilização da bandinha musical,
·        Brincadeiras de roda;
·        Seguir e procurar os sons;
·        Jogos de imitação e sons locais.

·       Exploração da linguagem plástica:

·       Objetivo geral.






·        Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e matérias, explorando suas características e propriedades entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas.

·       Objetivo específico:

·        Observar e identificar diversas imagens.
·        Realizar suas próprias produções;
·        Utilizar diferentes materiais sobre diferentes superfícies.

·       Conteúdos

·        Manipulação de materiais diversos;
·        Exploração de texturas e formas;
·        Exploração das sensações corporais;
·        Dramatizações;
·        Músicas e jogos de imitações;
·        Representação da própria imagem por meio de espelhos;
·        Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas;
·        Atividades com objetos recicláveis;
·        Contato com diversos material;    
·        Impressão das marcas gráficas com diferentes superfícies e materiais;
·        Rasgar, amassar, manusear papéis diversos;
·        Colagens;
·        Pinturas;
·        Expressões faciais.

·       Desafios corporais:

·       Objetivo geral:

·        Proporcionar desafios para que as crianças saibam o que o seu corpo pode fazer, conhecendo gradativamente seus limites e potencialidades:
·        Exploração do meio em que a criança esta conhecer outros espaços a serem explorados;
·        Valorizar as conquistas corporais.

·       Objetivo específico:
·        Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais através das brincadeiras e diversas situações
·        Possibilitar situações onde a criança possa experimentar situações em que a ela execute movimentos articulados do corpo;
·        Utilizar de jogos e brincadeiras diversas desafiando e explorando as funções motoras.

·         Conteúdos


·        Equilíbrio;
·        Esquema corporal;
·        Nomeações das partes do corpo;
·        Rolamento;
·        Vivência dos movimentos de engatinhar, pular, dançar, arrastar e puxar;
·        Apoio para andar;
·        Noções de entrar e sair, dentro e fora;
·        Desenvolvimento de ações onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.


Comentários

  1. Amei as dicas.Serão muito valiosas para mim, pois estou Coordenando uma Creche onde as crianças do berçário ficavam completamente ociosas. Estou montando um planejamento com muitas atividades para berçário I e II. Mais uma vez obrigada pelas informações.
    Adriana Gomes

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  2. Que estudos é presiso eu fazer para obter este trabalho?

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  3. PARABÉNS PELO TRABALHO. SUAS DICAS SÃO MARAVILHOSAS

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  4. Parabéns pelo blog! Obrigada pela orientação!

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  5. Adorei, vai me ajudar muito nos meus planos do berçário.

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