Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADES PARA BERÇÁRIO




Com apenas quatro dias de idade os bebês já conseguem distinguir uma língua de outra e depressa começam a prestar atenção aos sons e palavras que interessam.
Quanto mais cedo a música for introduzida no ambiente da criança, maior será o seu potencial para aprender. As crianças que vivem rodeadas de palavras adquirem mais fácil e rapidamente um discurso fluente e claro.
Quando o bebê começar a balbuciar sons mesmo indistintos, grave-os e toque para o bebê, isso vai fazer com que ele fique excitado e responda ao que ouve no gravador. Este tipo de ambiente estimulante garante boas capacidades linguísticas futuras.
Num estudo efetuado na Alemanha, foi descoberto que a exposição à música estabelece ligações nos circuitos neurais do cérebro e que as crianças privadas de experiências de linguagem raramente dominam bem a língua quando adultos.
O importante é cantar para os bebês mesmo não entendendo o que diz a letra das músicas ele apreciará. Por isso, muito cuidado com repertório...deve-se escolher músicas com letras que passem uma mensagem positiva, porque os bebês aprendem tudo e não queremos que aprendam o que não vai somar ao seu desenvolvimento.
Portanto, o desenvolvimento da linguagem é fator essencial para seu desenvolvimento psicointelectual. 
Segundo Kostiuk (2005),

Os processos verbais adquiridos e dominados primeiro pela criança como atos sociais imediatamente tendentes à satisfação de determinada 
necessidade se convertem, com a continuação, na sua forma interior e 

exterior, em fatores importantes do desenvolvimento da percepção e 

imaginação, em instrumentos do pensamento e de toda a organização e 
regulação do seu comportamento (KOSTIUK, 2005, 
p.21).


Faixa Etária: Berçário I e IITema: Descobrindo Sons e Objetos. 
 
Eixo da Música:
Conteúdos: 
Música “O sapo não lava o pé”                     
Música “A dona Aranha”
Objetivos Específicos: 
Levar a criança a ouvir e aprender canções.
Brincar de roda, bater palminhas, cantar usando chocalhos, pode-se cantar os bebês com o personagem principal da canção nas mãos ou até mesmo apontando para a gravura do personagem que deve ser colocada em ponto estratégico.



         
                                


Eixo da Linguagem Oral e Escrita:
Conteúdos:
Música “O sapo não lava o pé” 
Música “A dona Aranha”
Objetivos Específicos:


Favorecer o desenvolvimento oral e corporal por meio da música.
Promover a exploração dos sons fortes e fracos.
Reconhecer seu próprio nome, e identificar os de seus colegas.
Pode-se parar a música derrepente,  colocar o dedo indicador nos lábios e falar com voz baixa silêncio. Assim o bebê irá diferenciar som/silêncio.



Eixo do Movimento:
Conteúdos:
Músicas.
Brinquedos Reciclados.
Teclado do som dos animais.
Objetivos Específicos: 
Usar a música para estimular diversos movimentos corporais.
Propiciar a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros.
Pode-se fazer juntamente com os bebês brinquedos 

recicláveis: pandeiro, violão,flauta, etc...




   

                            












Eixo da Natureza e Sociedade

Conteúdos: 
Músicas.
Brinquedos reciclados.
Teclado dos sons dos animais.
Objetivos Específicos: 
Ampliar o repertório das crianças por meio da música.
Oportunizar a exploração e o manuseio de diferentes tipos de objetos.
Propiciar às crianças a biodiversidade dos sons dos animais.


Atividades:

Cantar a música (Eu conheço um jacaré) com um Jacaré reciclável nas mãos fazendo gestos de acordo com a letra da música.




Cantar a música (Borboletinha) com uma borboleta reciclável nas mãos fazendo gestos de acordo com a letra da música.













Fazer uma roda com os bebês e, pedir para eles(um a um) apertarem os botões para ouvir os sons e, assim, ir repetir para eles o nome do animal que representa o som.






Exemplo  de atividade em sala de aula:

Com a turminha em circulo coloque uma bacia no meio e, coloque um jacaré  facilmente encontrado em lojas de brinquedos. Este jacaré possui braços e quando você da a corda ele começa a nadar. Agora é só cantar a música com as crianças.

Música: Eu conheço um Jacaré

Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
escondam seus olhinhos
senão o jacaré
come seus olhinhos e o
dedão do pé

Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
escondam suas orelhas
senão o jacaré
come suas orelhas e o
dedão do pé

Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
esconda sua barriga
senão o jacaré
come sua barriga e o
dedão do pé.












1-Coletânea músicas infantil anos 80
2-Ilariê
3-As vozes dos bichinhos
4-Eu conheço um jacaré
5-oOsapo não lava o pé
6-borboletinha
7-coletânea a turma do balão mágico
8-Abecedário da Xuxa




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE BILHETINHO DIÁRIO PARA AGENDA DA CRIANÇA.

HOJE VAMOS FALAR DE UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O BILHETE QUE É  RECOMENDÁVEL    A PROFESSORA  ESCREVER RELATANDO COMO FOI O DIA DA CRIANÇA. ESSES BILHETES SÃO USADOS NORMALMENTE EM CEIS (CRECHES), POIS, A CRIANÇA FICA O DIA INTEIRO AOS CUIDADOS DA PROFESSORA E, SE FAZ NECESSÁRIO QUE ELA ESCREVA UM RESUMO DO DIA  NA AGENDA DA CRIANÇA. ASSIM, A MÃE SABERÁ O QUE ACONTECEU COM O SEU FILHO NAS HORAS QUE ELE ESTEVE NA CEI(CRECHE). POR QUE O DIA DE UMA CRIANÇA É  IMPREVISÍVEL   PRINCIPALMENTE QUANDO FALAMOS DE BEBÊS. ATÉ OS 6  PRIMEIROS  MESES A MÃE PASSA UM FORNECIMENTO DE ANTICORPOS PARA O BEBÊ QUE O PROTEGERÁ NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA. DEPOIS CABERÁ AO BEBÊ CRIAR AS SUAS PRÓPRIAS DEFESAS. PESQUISADORES EXPLICAM QUE ESSAS DEFESAS AMADURECEM COM O TEMPO ATRAVÉS DO CONTATO DA CRIANÇA COM VÍRUS E BACTÉRIAS. POR ESSE MOTIVO, A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRINCIPALMENTE,  AS QUE TRABALHAM COM BI E...

PLANO ANUAL DE ENSINO PARA BERÇÁRIO.

·        Exploração dos objetos e brincadeiras: ·        Objetivo geral: ·         Criar um espaço educador, que convide a criança a brincar, que estimule o interesse e a participação das crianças; ·         Expor os objetos de forma que a criança possa socializar com o material, com o meio e com outras crianças. ·        Objetivo específico: ·         Explorar ambientes diversos; ·         Manusear diferentes objetos; ·         .Movimentar-se livremente em espaços variados; ·         Desenvolver a autonomia; ·         Estimular os sentidos. ·         Conteúdos ·  ...