Com apenas quatro dias de idade os bebês já conseguem distinguir uma língua de outra e depressa começam a prestar atenção aos sons e palavras que interessam.
Quanto mais cedo a música for introduzida no ambiente da criança, maior será o seu potencial para aprender. As crianças que vivem rodeadas de palavras adquirem mais fácil e rapidamente um discurso fluente e claro.
Quando o bebê começar a balbuciar sons mesmo indistintos, grave-os e toque para o bebê, isso vai fazer com que ele fique excitado e responda ao que ouve no gravador. Este tipo de ambiente estimulante garante boas capacidades linguísticas futuras.
Num estudo efetuado na Alemanha, foi descoberto que a exposição à música estabelece ligações nos circuitos neurais do cérebro e que as crianças privadas de experiências de linguagem raramente dominam bem a língua quando adultos.
O importante é cantar para os bebês mesmo não entendendo o que diz a letra das músicas ele apreciará. Por isso, muito cuidado com repertório...deve-se escolher músicas com letras que passem uma mensagem positiva, porque os bebês aprendem tudo e não queremos que aprendam o que não vai somar ao seu desenvolvimento.
Portanto, o desenvolvimento da linguagem é fator essencial para seu desenvolvimento psicointelectual.
Segundo Kostiuk (2005),
Os processos verbais adquiridos e dominados primeiro pela criança como atos sociais imediatamente tendentes à satisfação de determinada
necessidade se convertem, com a continuação, na sua forma interior e
exterior, em fatores importantes do desenvolvimento da percepção e
imaginação, em instrumentos do pensamento e de toda a organização e
regulação do seu comportamento (KOSTIUK, 2005,
p.21).
Eixo da Música:
Conteúdos:
Música “O sapo não lava o pé”
Música “A dona Aranha”
Objetivos Específicos:
Levar a criança a ouvir e aprender canções.
Brincar de roda, bater palminhas, cantar usando chocalhos, pode-se cantar os bebês com o personagem principal da canção nas mãos ou até mesmo apontando para a gravura do personagem que deve ser colocada em ponto estratégico.
.jpg)
.jpg)

Eixo da Linguagem Oral e Escrita:
Conteúdos:
Música “O sapo não lava o pé”
Música “A dona Aranha”
Objetivos Específicos:
Favorecer o desenvolvimento oral e corporal por meio da música.
Promover a exploração dos sons fortes e fracos.
Reconhecer seu próprio nome, e identificar os de seus colegas.
Pode-se parar a música derrepente, colocar o dedo indicador nos lábios e falar com voz baixa silêncio. Assim o bebê irá diferenciar som/silêncio.
.jpg)
Eixo do Movimento:
Conteúdos:
Músicas.
Brinquedos Reciclados.
Teclado do som dos animais.
Objetivos Específicos:
Usar a música para estimular diversos movimentos corporais.
Propiciar a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros.
Pode-se fazer juntamente com os bebês brinquedos
recicláveis: pandeiro, violão,flauta, etc...
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
![]() |
.jpg)
Eixo da Natureza e Sociedade
Conteúdos:
Músicas.
Brinquedos reciclados.
Teclado dos sons dos animais.
Objetivos Específicos:
Ampliar o repertório das crianças por meio da música.
Oportunizar a exploração e o manuseio de diferentes tipos de objetos.
Propiciar às crianças a biodiversidade dos sons dos animais.
Atividades:
Cantar a música (Eu conheço um jacaré) com um Jacaré reciclável nas mãos fazendo gestos de acordo com a letra da música.
Fazer uma roda com os bebês e, pedir para eles(um a um) apertarem os botões para ouvir os sons e, assim, ir repetir para eles o nome do animal que representa o som.
.jpg)
Exemplo de atividade em sala de aula:
Com a turminha em circulo coloque uma bacia no meio e, coloque um jacaré facilmente encontrado em lojas de brinquedos. Este jacaré possui braços e quando você da a corda ele começa a nadar. Agora é só cantar a música com as crianças.
Música: Eu conheço um Jacaré
Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
escondam seus olhinhos
senão o jacaré
come seus olhinhos e o
dedão do pé
Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
escondam suas orelhas
senão o jacaré
come suas orelhas e o
dedão do pé
Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
esconda sua barriga
senão o jacaré
come sua barriga e o
dedão do pé.
que gosta de comer
escondam seus olhinhos
senão o jacaré
come seus olhinhos e o
dedão do pé
Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
escondam suas orelhas
senão o jacaré
come suas orelhas e o
dedão do pé
Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
esconda sua barriga
senão o jacaré
come sua barriga e o
dedão do pé.
1-Coletânea músicas infantil anos 80
2-Ilariê
3-As vozes dos bichinhos
4-Eu conheço um jacaré
5-oOsapo não lava o pé
6-borboletinha
7-coletânea a turma do balão mágico
8-Abecedário da Xuxa
Parabéns pelo blog, me ajudou muito!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, me ajudou muito!
ResponderExcluirAdorei. Me ajudou muito em idéias.
ResponderExcluirAdorei. Me ajudou muito em idéias.
ResponderExcluir