Normalmente quando se fala em professora de creche as pessoas pensam que é só o cuidar. Na realidade o cuidar também faz parte da Educação Infantil porque estamos falando de crianças pequenas, que precisam de uma atenção maior. Principalmente, crianças de creche que necessitam um pouco mais de cuidado.
Agora vamos para a parte do aprendizado...Quero ressaltar que a criança começa
o seu processo de aprendizado desde o útero da mãe. Por isso, a mãe precisa de
um ambiente calmo e tranquilo nesse período de gestação, porque tudo que ela
sentir vai passar para o bebê. O ideal seria a família ter um acompanhamento de
um profissional para direciona-los durante a gravidez para que o bebê
desfrute de momentos de calma, carinho e muito amor por parte dos familiares
e amigos. Isso ajudaria muito no seu desenvolvimento (Santos, 2009). Nesta relação
dual reside o primeiro fator de aprendizagem da criança: o carinho da mãe, a
sua afeição, disponibilidade e encorajamento tornam-se pilares de uma
aprendizagem segura e feliz. Em família, com a mãe/figura de referência, a criança vai aprendendo a intimidade,
a autonomia, a identidade, vai experimentando a liberdade para explorar espaço(s) e para se
exprimir livremente, vai usufruindo oportunidades de ser ouvida e de ser
amada, eixos essenciais ao processo de aprendizagem. A aprendizagem na primeira infância coincide com a participação
da criança em atividades da sua comunidade, em interações de envolvimento mútuo
com familiares ou amigos.
A partir dos 3
meses(idade mínima pra frequentar a creche) a criança entra em
contato com pessoas que para ela são estranhas. Num primeiro momento, ela chora
sentido a falta da mãe ou de alguma outra pessoa da família próxima a ela.
Inicia-se o período de adaptação, este período é um período em que a criança
esta se adaptando com uma nova realidade (pessoas, ambiente e situações
diferentes), nesse período o aconselhável é que a criança fique somente algumas
horas por dia, durante 1 semana até ela se adaptar a nova rotina. Esse período de adaptação é essencial para que a criança crie vinculos afetivos com a professora e se adaptar a uma nova rotina. O período de
adaptação é recomendável durante toda a educação infantil não importa com que
idade a criança inicie a sua jornada em uma creche.
Quero salientar que a criança tem varias fases de desenvolvimento e as
atividades serão ministradas de acordo com a faixa etária da criança. Cabe à
professora ter este insingh para compreender qual a melhor
atividade para cada criança de acordo o seu desenvolvimento ou faixa etária.
As atividade acima são exemplos de atividades. HÁ uma infinidade de atividade e, uma mesma atividade pode ser readequada, podendo ser ministrada varias vezes de maneiras diferentes. Usem a imaginação e criem atividades que poderão ser ministrada com a turma de acordo com a faixa etária das crianças e eixos de aprendizagem. Quero deixar claro, que uma atividade contempla 2 a 3 eixos diferentes, cada eixo contemplam seus objetivos específicos de aprendizagem. A professora vai escolher o eixo de acordo com o objetivo que pretende alcançar com as crianças.As atividades poderão ser repetidas, pois, a criança pequena aprende através de repetições de atividades.
Com crianças pequenas todas as atividades devem ser ministradas através de brincadeiras,pois, as crianças aprendem brincando para elas a vida é uma doce brincadeira.
A criança pequena, principalmente, as de creche aprendem o tempo todo, por isso, tudo que acontece na sala de aula e no interior da creche, qualquer tipo de atitude da professora com a criança deve ser pensando visando o aprendizado e o desenvolvimento da mesma, de acordo com o objetivo quer a professora quer alcançar com aquela atividade. Um bom exemplo é, quando a professora conversa com a criança no momento das refeições fazendo com que a criança tenha vontade de experimentar o alimento
O ideal é a professora preparar 3 a 4 atividades dirigidas(atividades que a professora ministra para a turma toda, de preferencia com a ajuda de outra professora ou até mesmo auxiliares). Durante essas atividades é preciso que todas participem no intuito de que, a criança preste atenção nos detalhes de cada atividade, para que, consigam absorver o conteúdo e alcançar o desenvolvimento desejado. Essas atividades deverão contemplar 3 a 4 eixos de aprendizagem diferentes.
Comentários
Postar um comentário