Pular para o conteúdo principal

Atividades de acordo com os eixos de aprendizagem.










 Normalmente quando se fala em professora de creche as pessoas pensam que é só o cuidar. Na realidade o cuidar também faz parte da Educação Infantil porque estamos falando de crianças pequenas, que precisam de uma atenção maior. Principalmente, crianças de creche que necessitam um pouco mais de cuidado.
Agora vamos para a parte do aprendizado...Quero ressaltar que a criança começa o seu processo de aprendizado desde o útero da mãe. Por isso, a mãe precisa de um ambiente calmo e tranquilo nesse período de gestação, porque tudo que ela sentir vai passar para o bebê. O ideal seria a família ter um acompanhamento de um profissional para direciona-los durante a gravidez para que o bebê desfrute de momentos de calma, carinho e muito amor por parte dos familiares e amigos. Isso ajudaria muito no seu desenvolvimento (Santos, 2009). Nesta relação dual reside o primeiro fator de aprendizagem da criança: o carinho da mãe, a sua afeição, disponibilidade e encorajamento tornam-se pilares de uma aprendizagem segura e feliz. Em família, com a mãe/figura de referência, a criança vai aprendendo a intimidade, a autonomia, a identidade, vai experimentando a liberdade para explorar espaço(s) e para se exprimir livremente, vai usufruindo oportunidades de ser ouvida e de ser amada, eixos essenciais ao processo de aprendizagem. A aprendizagem na primeira infância coincide com a participação da criança em atividades da sua comunidade, em interações de envolvimento mútuo com familiares ou amigos.




A partir dos   3 meses(idade mínima pra frequentar a creche) a criança entra em contato com pessoas que para ela são estranhas. Num primeiro momento, ela chora sentido a falta da mãe ou de alguma outra pessoa da família próxima a ela. Inicia-se o período de adaptação, este período é um período em que a criança esta se adaptando com uma nova realidade (pessoas, ambiente e situações diferentes), nesse período o aconselhável é que a criança fique somente algumas horas por dia, durante 1 semana até ela se adaptar a nova rotina. Esse período de adaptação é essencial para que a criança crie vinculos afetivos com a professora e se adaptar a uma nova rotina. O período de adaptação é recomendável durante toda a educação infantil não importa com que idade a criança inicie a sua jornada em uma creche.
Quero salientar que a criança tem varias fases de desenvolvimento e as atividades serão ministradas de acordo com a faixa etária da criança. Cabe à professora ter este insingh para compreender qual a melhor atividade para cada criança de acordo o seu desenvolvimento ou faixa etária. 









As atividade acima são exemplos de atividades. HÁ uma infinidade de atividade e, uma mesma atividade pode ser readequada, podendo ser ministrada varias vezes de maneiras diferentes. Usem a imaginação e criem atividades que poderão ser ministrada com a turma de acordo com a faixa etária das crianças e eixos de aprendizagem. Quero deixar claro, que uma atividade contempla 2 a 3 eixos diferentes, cada eixo contemplam seus objetivos específicos de aprendizagem. A professora vai escolher o eixo de acordo com o objetivo que pretende alcançar com as crianças.As atividades poderão ser repetidas, pois, a criança pequena aprende através de repetições de atividades.
Com crianças pequenas todas as atividades devem ser ministradas através de brincadeiras,pois, as crianças aprendem brincando para elas a vida é uma doce brincadeira.
A criança pequena, principalmente, as de creche aprendem o tempo todo, por isso, tudo que acontece na sala de aula e no interior da creche, qualquer tipo de atitude da professora com a criança deve ser pensando visando o aprendizado e o desenvolvimento da mesma, de acordo com o objetivo quer a professora quer alcançar com aquela atividade. Um bom exemplo é, quando a professora conversa com a criança no momento das refeições fazendo com que a criança tenha vontade de experimentar o alimento
O ideal é a professora preparar 3 a 4 atividades dirigidas(atividades que a professora ministra para a turma toda, de preferencia com a ajuda de outra professora ou até mesmo auxiliares). Durante essas atividades é preciso que todas participem no intuito de que, a criança preste atenção nos detalhes de cada atividade, para que, consigam absorver o conteúdo e alcançar o desenvolvimento desejado. Essas atividades deverão contemplar 3 a 4 eixos de aprendizagem diferentes. 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE BILHETINHO DIÁRIO PARA AGENDA DA CRIANÇA.

HOJE VAMOS FALAR DE UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O BILHETE QUE É  RECOMENDÁVEL    A PROFESSORA  ESCREVER RELATANDO COMO FOI O DIA DA CRIANÇA. ESSES BILHETES SÃO USADOS NORMALMENTE EM CEIS (CRECHES), POIS, A CRIANÇA FICA O DIA INTEIRO AOS CUIDADOS DA PROFESSORA E, SE FAZ NECESSÁRIO QUE ELA ESCREVA UM RESUMO DO DIA  NA AGENDA DA CRIANÇA. ASSIM, A MÃE SABERÁ O QUE ACONTECEU COM O SEU FILHO NAS HORAS QUE ELE ESTEVE NA CEI(CRECHE). POR QUE O DIA DE UMA CRIANÇA É  IMPREVISÍVEL   PRINCIPALMENTE QUANDO FALAMOS DE BEBÊS. ATÉ OS 6  PRIMEIROS  MESES A MÃE PASSA UM FORNECIMENTO DE ANTICORPOS PARA O BEBÊ QUE O PROTEGERÁ NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA. DEPOIS CABERÁ AO BEBÊ CRIAR AS SUAS PRÓPRIAS DEFESAS. PESQUISADORES EXPLICAM QUE ESSAS DEFESAS AMADURECEM COM O TEMPO ATRAVÉS DO CONTATO DA CRIANÇA COM VÍRUS E BACTÉRIAS. POR ESSE MOTIVO, A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRINCIPALMENTE,  AS QUE TRABALHAM COM BI E...

PLANO ANUAL DE ENSINO PARA BERÇÁRIO.

·        Exploração dos objetos e brincadeiras: ·        Objetivo geral: ·         Criar um espaço educador, que convide a criança a brincar, que estimule o interesse e a participação das crianças; ·         Expor os objetos de forma que a criança possa socializar com o material, com o meio e com outras crianças. ·        Objetivo específico: ·         Explorar ambientes diversos; ·         Manusear diferentes objetos; ·         .Movimentar-se livremente em espaços variados; ·         Desenvolver a autonomia; ·         Estimular os sentidos. ·         Conteúdos ·  ...

ATIVIDADES PARA BERÇÁRIO

Com apenas quatro dias de idade os bebês já conseguem distinguir uma língua de outra e depressa começam a prestar atenção aos sons e palavras que interessam. Quanto mais cedo a música for introduzida no ambiente da criança, maior será o seu potencial para aprender. As crianças que vivem rodeadas de palavras adquirem mais fácil e rapidamente um discurso fluente e claro. Quando o bebê começar a balbuciar sons mesmo indistintos, grave-os e toque para o bebê, isso vai fazer com que ele fique excitado e responda ao que ouve no gravador. Este tipo de ambiente estimulante garante boas capacidades linguísticas futuras. Num estudo efetuado na Alemanha, foi descoberto que a exposição à música estabelece ligações nos circuitos neurais do cérebro e que as crianças privadas de experiências de linguagem raramente dominam bem a língua quando adultos. O importante é cantar para os bebês mesmo não entendendo o que diz a letra das músicas ele apreciará. Por isso, muito cuidado com r...