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ATIVIDADES PERMANENTES/ROTINA.


Na realidade essas atividades permanentes caracterizam-se como uma rotina diária da criança na creche. As rotinas na creche e o modo como estão organizadas atualmente, podem ser caracterizadas como atividades balizadoras da organização do tempo e espaço na creche, fornecendo além da sequencia diária das ações a organização e controle dos envolvidos.

Realizando reflexões relativas às rotinas, Tonnucci (1999, p. 89), sinaliza que nossa  constituição é garantida a partir das “pequenas atividades cotidianas”, pois é a partir destas que construímos nossos hábitos e autonomia.
 Para a classe de berçário, as rotinas são de extrema importância tanto para a saúde física como psíquica dos bebês, uma vez que proporcionam seu bem estar. O momento de banho troca de fraldas, alimentação contribui para seu pleno desenvolvimento e uma vez realizados em ambientes educacionais merecem um olhar educativo.
 Um dos desafios que dizem respeito à rotina, é fazer com que elas tenham sentido tanto para o educador que promove as aprendizagens, quanto para o bebê, que participa  ativamente desta organização.
 O acolhimento deve ser feito de acordo a beneficiar as crianças. Fazendo com que elas sintam-se confortáveis e criem vínculos afetivos com os educadores. 
 Crianças inseguras, pais angustiados é possível diminuir o desconforto e proporcionar um acolhimento tranquilo e saudável para os bebês. A fase de acolhimento na Educação Infantil é diferente para cada faixa etária e requer atenção redobrada com bebês de até 2 anos. Afinal, quase tudo é novidade para eles: a convivência com outras crianças e adultos. 
O primeiro passo é conhecer bem a criançada. Entender seus costumes e medos ajuda a elaborar o planejamento. "Quando percebem que o educador sabe coisas que as fazem se sentir bem, elas ficam mais calmas".
Antes de receber a turma, é fundamental ler com atenção todas as informações contidas no histórico de saúde. Também é desejável fazer uma entrevista detalhada com a família. Durante o bate-papo, os pais podem esclarecer dúvidas e ajudar a professora a entender os hábitos da criança. “É um momento de ajuste de expectativas”. É essencial escutar o que os familiares esperam e explicar os objetivos a serem alcançados. Mostrar interesse pela criança é uma forma de tranquilizar os pais. Vale perguntar como é a rotina em casa, do que a criança gosta de brincar e de comer e se possui objetos de apego. A entrevista pode ser finalizada com uma visita pelos ambientes. Essa atitude é de grande importância, pois, os pais vão se sentir valorizados e confiantes no trabalho da professora da turma.
Depois de completar 1 ano, a adaptação muda um pouco. O foco principal agora é fazer com que a criança se acostume à ausência dos responsáveis. Por isso, é necessário alternar momentos em que os familiares estejam próximos e distantes da criança. Nessa idade, ela já começa a estranhar quem não conhece e estabelece vínculos com alguns adultos. Faz parte do processo, então, manter os rostos conhecidos ao alcance da visão do pequeno. A separação é feita aos poucos, intercalando momentos de aproximação e de ausência, até que o bebê se acostume à rotina na creche. 
O afeto é um fator predominante, fazer com a criança sinta-se amada e protegida é uma ferramenta essencial para o acolhimento no berçário. No primeiro ano de vida, a função que predomina é a afetividade. O bebê a usa para  expressar-se e interagir com as pessoas, que reagem a essas manifestações e intermediam a relação dele com o ambiente. Depois, na etapa sensório-motora e projetiva, a inteligência prepondera. É o momento em que a criança começa a andar, falar e manipular objetos e está voltada para o exterior, ou seja, para o conhecimento. Essas mudanças não significam, no entanto, que uma das funções desaparece. Como explica Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil, "apesar de alternarem a dominância, afetividade e cognição não são funções exteriores uma à outra. Ao reaparecer como atividade predominante, uma incorpora as conquistas da anterior".



 Bebês de até 10 meses estranham a escola e a comida oferecida. É necessário prestar atenção nos aspectos sensoriais: deixar objetos pessoais, como mantinhas, chupeta e fronhas, junto ao berço ajuda na adaptação. A ausência dos pais não incomoda, mas a textura diferente do lençol do berço, a forma como são colocados para dormir, a temperatura da água do banho, sim. 
A hora do sono é um momento de destaque na instituição de Educação Infantil.  Ela precisa ser planejada e bem organizada para que possa oferecer aos bebês condições favoráveis de sono e descanso.  Condições do sono Geib (2007) coloca que:

A Imensa vulnerabilidade a que estão expostos os lactentes no processo de maturação exige um meio ambiente capaz de proporcionar as condições biológicas e sociais indispensáveis a sua sobrevivência saudável. Entre essas condições está o sono. A maturação dos estados de sono e vigília inicia na vida fetal e presume-se que seja biologicamente determinada. Nos primeiros anos de vida processam-se as mudanças na organização temporal e na estrutura do sono.
                                                       
O bebê que frequenta creche vai passar por esse processo de organização temporal e estrutural do sono na sua casa e na instituição. Isso implica a necessidade de se conhecer os hábitos familiares de cada criança para traçar condições similares para a hora do sono da criança na creche. É notório que a instituição de Educação Infantil não terá como oferecer a cada bebê as mesmas condições de sono que este tem em casa, mas ela deverá se esforçar por encontrar condições que permitam aos bebês dormirem naturalmente. Diante disso, o sono nunca deve ser uma coisa imposta e os profissionais de educação deverão planejar as atividades oferecidas aos bebês levando em consideração o momento do descanso dentro dessa rotina.
Os estudos de Geib (2007) sobre o sono dizem que:

Ele é definido como um estado cerebral ativo que consiste de dois estados diferentes e quantitativamente mensuráveis, os quais envolvem mecanismos bioquímicos e modificações dos processos fisiológicos, acompanhadas por mudanças eletroencefalográficas características e por imobilidade postural imediatamente reversível por estimulação externa. É, portanto, uma interação complexa de processos fisiológicos e comportamentais.

Cabe à instituição de Educação Infantil oferecer condições adequadas de descanso para que o bebê possa organizar sua estrutura de sono. Que condições seriam essas?
A maioria das instituições não dispõe de uma sala reservada apenas para a atividade do descanso, nesse caso é necessário que os educadores organizem a sala, onde o bebê passa a maior parte do dia, para a hora do sono. O ambiente deve ser tranquilo e silencioso e de preferência estar na penumbra, para que as crianças não se distraiam com estímulos visuais. O local onde a criança vai dormir pode ser o colchonete devidamente forrado e limpo ou o próprio berço. 



A rotina do sono pressupõe que os bebês dormirão ao mesmo tempo, durante o período estipulado pelos educadores, porque dificilmente há nas creches espaços suficientes para algumas crianças dormirem e outras participarem de atividades diversas. O sono é um momento coletivo e isso faz parte da rotina do lugar. Como levar mais de dez bebês a dormir ao mesmo tempo? 
Embalando-os. Ninando-os. Acolhendo-os em seus colchonetes. André Trindade (2007, 141) diz que o embalar está presente de diversas maneiras, nas mais diferentes culturas, como um gesto genuíno, humano e universal.
  Apagar a luz da sala, de modo que fique uma penumbra, colocar uma música tranquila de preferência de ninar e bem baixinha ao fundo, ir acolhendo cada bebê no seu colchonete ou berço. Logo depois do almoço e da higiene, os bebês entram na sala e ficam sentados no tapete de EVA esperando pela vez de serem acarinhados e acolhidos. Alguns bebês já vão direto para a caminha. Após colocar um a um em seu colchonete. 
















Comentários

  1. Olá Professora Rosângela!
    Seu blog é de grande valia para nós iniciantes na Educação Infantil. Grande abraço!

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