Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO






O Estágio tem uma grande importância para o acadêmico, porque através dele podemos confrontar toda teoria na prática. Através do estágio podemos testar metodologias que venham de encontro às necessidades dos alunos, para que eles se sintam sujeitos do processo de ensino e não apenas meros espectadores. O estágio é de suma importância para o acadêmico professor, pois através do estágio, terá a oportunidade de analisar seu próprio fazer e pensar educativo, aprimorando sua prática.
Os objetivos do estágio são: confrontar teoria e prática, para que, nós acadêmicos possamos através do contato direto com os alunos, passar posicionarmos como professores em formação que somos, e através deste posicionamento, compreender que somos responsáveis pela educação e temos, não somente o dever de ensinar, mas obrigação de procurar sermos ótimos educadores. E percebemos que com nosso fazer pedagógico, podemos mudar a realidade de nossas crianças.
A problemática desta questão é entender o real motivo de fazer um estágio.
Muitos acadêmicos relutam não conseguem perceber a importância deste contato com a nova profissão. Alguns já estão inseridos na função e, por isso, pensam que não precisam de um estágio. Outros não o fazem por falta de tempo. Mas de uma forma ou de outra estando ou não na profissão escolhida há a necessidade de fazer o estágio por vários motivos. Um deles é o fato das coisas mudarem muito rápido, estamos vivendo a era da informação as carreiras, não importa qual? Mudam de uma hora para outra. O segundo motivo é a safra de novos profissionais que estão sendo inseridos no mercado de trabalho. Estes profissionais vêm com uma garra e muita vontade de mudar as coisas, trazem novas informações que podem até mudar o olhar para esta ou aquela profissão.


Objetivos do estágio

Integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem;
Aprimorar hábitos e atitudes profissionais;
Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso;
Inserir o aluno no contexto do mercado de trabalho para conhecimento da realidade;
Possibilitar o confronto entre o conhecimento teórico e a prática adotada;
Proporcionar ao aluno a oportunidade de solucionar problemas técnicos reais, sob a orientação de um supervisor.
Proporcionar segurança ao aluno no início de suas atividades profissionais, dando-lhe oportunidade de executar tarefas relacionadas às suas áreas de interesse e de domínio adquirido.
Estimular o desenvolvimento do espírito científico, através do aperfeiçoamento profissional;
Agregar valores junto ao processo de avaliação institucional, a partir do resultado do desempenho do aluno no mercado de trabalho.



Paulo Freire em seu livro “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa” (1996) define como um destes saberes o conhecimento da realidade. Afirma que: “ensinar exige apreensão da realidade” (p. 76). Apreender a realidade, aprender com ela, compreendê-la para então construir e reconstruí-la.
Este é um dos objetivos do Estágio do Curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo: que os alunos e alunas possam apreender as diferentes realidades das instituições educacionais, a fim de compreendê-las em sua complexidade.

O que Muitos alunos e profissionais precisam compreender são os verdadeiros significados e dimensões que envolvem o estágio. Estágio consiste em um período de prática em que o aluno irá adquirir experiência, competência e capacidade em sua profissão, além de possuir um efeito de aprendizado e/ou aprimoramento. Ou seja, o estágio é uma extensão da formação profissional do aluno, sendo aquilo que vai torná-lo de fato profissional em alguma coisa, além de garantir experiência profissional.
Nesse sentido, o aluno que vai a busca de um estágio, ou que já faz um, precisa entender esse papel que o estágio possui em sua vida e procurar realizá-lo da forma mais responsável possível, afastando daquele caráter de profissional incompetente, “morcego”, “malandro”, irresponsável e sem profissionalismo. Além disso, muitos estágios são empregos em potencial, já que depois que o aluno se formar pode se tornar um empregado da empresa em que estagiava. E como todos sabem, hoje em dia, emprego para o formado de qualquer área não está fácil! Por isso, é preciso tentar garantir o seu espaço no mercado! O profissional que leva o estágio a sério, aprende muito mais, pode possuir maiores chances e garantias profissionais nesse mercado, se torna um profissional com mais experiência, mais capaz e mais competente. Portanto, valorize seu estágio e mexa-se! Postura profissional é necessária desde cedo! Profissionalismo sempre e em todos os momentos da vida, inclusive no princípio de tudo: durante o estágio!

Enfim, o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Nele está à oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer e entender a realidade que se vive e que irá trabalhar.
Temos conhecimento que esta deficiência na formação de professores é uma herança histórica, porém temos consciência que nos dias atuais para suprir este necessidade, temos que ter consciência profissional e nos aperfeiçoar e levar em considerações todas as atividades desenvolvidas, em especial os estágios, pois eles nos colocam em contato com a realidade que vivemos e escolhemos participar como educadores, ou seja, todos educador teve ter consciência, autonomia e principalmente bom senso para entender a necessidade da prática educacional e fazer uso deste acontecimento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE BILHETINHO DIÁRIO PARA AGENDA DA CRIANÇA.

HOJE VAMOS FALAR DE UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O BILHETE QUE É  RECOMENDÁVEL    A PROFESSORA  ESCREVER RELATANDO COMO FOI O DIA DA CRIANÇA. ESSES BILHETES SÃO USADOS NORMALMENTE EM CEIS (CRECHES), POIS, A CRIANÇA FICA O DIA INTEIRO AOS CUIDADOS DA PROFESSORA E, SE FAZ NECESSÁRIO QUE ELA ESCREVA UM RESUMO DO DIA  NA AGENDA DA CRIANÇA. ASSIM, A MÃE SABERÁ O QUE ACONTECEU COM O SEU FILHO NAS HORAS QUE ELE ESTEVE NA CEI(CRECHE). POR QUE O DIA DE UMA CRIANÇA É  IMPREVISÍVEL   PRINCIPALMENTE QUANDO FALAMOS DE BEBÊS. ATÉ OS 6  PRIMEIROS  MESES A MÃE PASSA UM FORNECIMENTO DE ANTICORPOS PARA O BEBÊ QUE O PROTEGERÁ NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE VIDA. DEPOIS CABERÁ AO BEBÊ CRIAR AS SUAS PRÓPRIAS DEFESAS. PESQUISADORES EXPLICAM QUE ESSAS DEFESAS AMADURECEM COM O TEMPO ATRAVÉS DO CONTATO DA CRIANÇA COM VÍRUS E BACTÉRIAS. POR ESSE MOTIVO, A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRINCIPALMENTE,  AS QUE TRABALHAM COM BI E...

PLANO ANUAL DE ENSINO PARA BERÇÁRIO.

·        Exploração dos objetos e brincadeiras: ·        Objetivo geral: ·         Criar um espaço educador, que convide a criança a brincar, que estimule o interesse e a participação das crianças; ·         Expor os objetos de forma que a criança possa socializar com o material, com o meio e com outras crianças. ·        Objetivo específico: ·         Explorar ambientes diversos; ·         Manusear diferentes objetos; ·         .Movimentar-se livremente em espaços variados; ·         Desenvolver a autonomia; ·         Estimular os sentidos. ·         Conteúdos ·  ...

ATIVIDADES PARA BERÇÁRIO

Com apenas quatro dias de idade os bebês já conseguem distinguir uma língua de outra e depressa começam a prestar atenção aos sons e palavras que interessam. Quanto mais cedo a música for introduzida no ambiente da criança, maior será o seu potencial para aprender. As crianças que vivem rodeadas de palavras adquirem mais fácil e rapidamente um discurso fluente e claro. Quando o bebê começar a balbuciar sons mesmo indistintos, grave-os e toque para o bebê, isso vai fazer com que ele fique excitado e responda ao que ouve no gravador. Este tipo de ambiente estimulante garante boas capacidades linguísticas futuras. Num estudo efetuado na Alemanha, foi descoberto que a exposição à música estabelece ligações nos circuitos neurais do cérebro e que as crianças privadas de experiências de linguagem raramente dominam bem a língua quando adultos. O importante é cantar para os bebês mesmo não entendendo o que diz a letra das músicas ele apreciará. Por isso, muito cuidado com r...