O Estágio tem uma grande
importância para o acadêmico, porque através dele podemos confrontar toda
teoria na prática. Através do estágio podemos testar metodologias que venham de
encontro às necessidades dos alunos, para que eles se sintam sujeitos do
processo de ensino e não apenas meros espectadores. O estágio é de suma
importância para o acadêmico professor, pois através do estágio, terá a
oportunidade de analisar seu próprio fazer e pensar educativo, aprimorando sua
prática.
Os objetivos do estágio
são: confrontar teoria e prática, para que, nós acadêmicos possamos através do
contato direto com os alunos, passar posicionarmos como professores em formação
que somos, e através deste posicionamento, compreender que somos responsáveis
pela educação e temos, não somente o dever de ensinar, mas obrigação de
procurar sermos ótimos educadores. E percebemos que com nosso fazer pedagógico,
podemos mudar a realidade de nossas crianças.
A problemática desta
questão é entender o real motivo de fazer um estágio.
Muitos acadêmicos
relutam não conseguem perceber a importância deste contato com a nova
profissão. Alguns já estão inseridos na função e, por isso, pensam que não
precisam de um estágio. Outros não o fazem por falta de tempo. Mas de uma forma
ou de outra estando ou não na profissão escolhida há a necessidade de fazer o
estágio por vários motivos. Um deles é o fato das coisas mudarem muito rápido,
estamos vivendo a era da informação as carreiras, não importa qual? Mudam de
uma hora para outra. O segundo motivo é a safra de novos profissionais que
estão sendo inseridos no mercado de trabalho. Estes profissionais vêm com uma
garra e muita vontade de mudar as coisas, trazem novas informações que podem
até mudar o olhar para esta ou aquela profissão.
Objetivos do estágio
Integrar o processo de
ensino, pesquisa e aprendizagem;
Aprimorar hábitos e
atitudes profissionais;
Proporcionar aos alunos
a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso;
Inserir o aluno no
contexto do mercado de trabalho para conhecimento da realidade;
Possibilitar o confronto
entre o conhecimento teórico e a prática adotada;
Proporcionar ao aluno a
oportunidade de solucionar problemas técnicos reais, sob a orientação de um supervisor.
Proporcionar segurança
ao aluno no início de suas atividades profissionais, dando-lhe oportunidade de
executar tarefas relacionadas às suas áreas de interesse e de domínio adquirido.
Estimular o
desenvolvimento do espírito científico, através do aperfeiçoamento
profissional;
Agregar valores junto ao
processo de avaliação institucional, a partir do resultado do desempenho do
aluno no mercado de trabalho.
Paulo Freire em seu
livro “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa” (1996)
define como um destes saberes o conhecimento da realidade. Afirma que: “ensinar
exige apreensão da realidade” (p. 76). Apreender a realidade, aprender com ela,
compreendê-la para então construir e reconstruí-la.
Este é um dos objetivos
do Estágio do Curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São
Paulo: que os alunos e alunas possam apreender as diferentes realidades das
instituições educacionais, a fim de compreendê-las em sua complexidade.
O que Muitos alunos e profissionais precisam
compreender são os verdadeiros significados e dimensões que envolvem o estágio.
Estágio consiste em um período de prática em que o aluno irá adquirir
experiência, competência e capacidade em sua profissão, além de possuir um
efeito de aprendizado e/ou aprimoramento. Ou seja, o estágio é uma extensão da formação
profissional do aluno, sendo aquilo que vai torná-lo de fato profissional
em alguma coisa, além de garantir experiência profissional.
Nesse sentido, o aluno
que vai a busca de um estágio, ou que já faz um, precisa entender esse papel
que o estágio possui em sua vida e procurar realizá-lo da forma mais
responsável possível, afastando daquele caráter de profissional incompetente,
“morcego”, “malandro”, irresponsável e sem profissionalismo. Além disso, muitos
estágios são empregos em potencial, já que depois que o aluno se formar
pode se tornar um empregado da empresa em que estagiava. E como todos
sabem, hoje em dia, emprego para o formado de qualquer área não está fácil! Por
isso, é preciso tentar garantir o seu espaço no mercado! O profissional que
leva o estágio a sério, aprende muito mais, pode possuir maiores chances e
garantias profissionais nesse mercado, se torna um profissional com mais
experiência, mais capaz e mais competente. Portanto, valorize seu estágio e
mexa-se! Postura profissional é necessária desde cedo! Profissionalismo sempre
e em todos os momentos da vida, inclusive no princípio de tudo: durante o
estágio!
Enfim, o estágio é um processo de aprendizagem
indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os
desafios de sua formação. Nele está à oportunidade de assimilar a teoria e a
prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para
exercer e entender a realidade que se vive e que irá trabalhar.
Temos conhecimento que esta deficiência na formação de
professores é uma herança histórica, porém temos consciência que nos dias
atuais para suprir este necessidade, temos que ter consciência profissional e
nos aperfeiçoar e levar em considerações todas as atividades desenvolvidas, em
especial os estágios, pois eles nos colocam em contato com a realidade que
vivemos e escolhemos participar como educadores, ou seja, todos educador teve
ter consciência, autonomia e principalmente bom senso para entender a
necessidade da prática educacional e fazer uso deste acontecimento.
Comentários
Postar um comentário