·
Exploração dos objetos e
brincadeiras:
·
Objetivo geral:
·
Criar um espaço
educador, que convide a criança a brincar, que estimule o interesse e a
participação das crianças;
·
Expor os objetos
de forma que a criança possa socializar com o material, com o meio e com outras
crianças.
·
Objetivo específico:
·
Explorar
ambientes diversos;
·
Manusear
diferentes objetos;
·
.Movimentar-se
livremente em espaços variados;
·
Desenvolver a
autonomia;
·
Estimular os
sentidos.
·
Conteúdos
·
Exploração dos
cantos lúdicos;
·
Contato com
objetos e brinquedos variados
·
Atividades com
diferentes texturas, formas, cores, tamanhos;
·
Brincadeiras
cantadas, e brinquedos sonoros;
·
Explorar objetos
sonoros, coloridos, com diferentes formatos.
·
Atividades
diversas com espelhos.
·
Linguagem oral e comunicação
·
Objetivo geral:
·
Oferecer à
criança variadas situações de comunicação verbal para interagir e expressar
desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
·
Objetivo especifico:
·
Realizar comandos
simples para execução;
·
Nomear objetos
verbalmente;
·
Participar de
situações de leitura;
·
Utilizar a
linguagem oral para conversar, brincar, cantar, comunicar-se e expressar;
·
Estimula da fala
por meio da interação com o outro por gestos, sinais, objetos, figuras e
linguagem corporal.
·
Conteúdos
·
Cantar e contar
histórias com diferentes entonações de voz;
·
Montagem de uma
bebeteca;
·
Cantar músicas;
·
Leitura de histórias
e livros infantis;
·
Imitação de sons;
·
Nomear
verbalmente objetos e pessoas;
·
Falar com as
crianças nos momentos da rotina,
·
Estimular por
meio de sons o balbuciar dos bebes e a imitação de expressões faciais;
·
Leitura não
convenciona! De figuras
·
Desafios corporais:
·
Objetivo geral:
·
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo;
·
Criar situações
de equilíbrio e controle do próprio corpo;
·
Explorar as
possibilidades de gestos e ritmos corporais;
·
Deslocar-se com
destreza progressiva no espaço ao andar, engatinhar, arrastar-se, desenvolvendo
atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
·
Explorar e
utilizar os movimentos de preensão e encaixe, lançamento, para o uso de objetos
diversos.
·
Objetivo especifico:
·
Desenvolver o
equilíbrio;
·
Reconhecer a
imagem do próprio corpo;
·
Nomear as partes
do corpo
·
Explorar
movimentos corporais como: rolar, dançar, arrastar, puxar, entrar e sair.
· Conteúdos
·
Atividades de
encaixe, Desafios;
·
Atividades com circuito;
Tapete de sensações/estímulos;
·
Espalhar objetos
coloridos par que a criança tente alcançá-los ou mesmo pisar sobre eles;
Oferecer pontos de apoio firme e seguros, para que a criança tente andar;
Amparar a criança e colocá-la sentada buscando equilíbrio.
·
Identidade e autonomia:
·
Objetivo geral:
·
Valorizar a
criança, construir sua identidade por meio das interações expressando seus
desejos, vontades, desagrados e sentimentos desenvolvendo a autonomia.
·
Objetivo especifico:
·
Desenvolver a autonomia;
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus
limites, sua
Unidade e as sensações que ele
produz:
·
Relacionar-se com
os colegas, professores e funcionários;
·
Construir sua
identidade por meio das interaçòes socioculturais e da vivência de diferentes
situações;
·
Estimular às
expressões afetivas para consigo mesma e com as demais, incentivando-a a se
expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo,
carinho e lazer);
·
Reconhecer a autoimagem;
·
Conhecer os
gostos e preferências das crianças.
·
Conteúdos
·
Realização de
pequenas tarefas;
·
Utilizar os
momentos da rotina como a escovação e o momento da alimentação para diferentes
aprendizagens;
·
Reconhecer os
adultos que lhes cuidam;
·
Reconhecer os espaços
onde ficam;
·
Relacionar-se e
comunicar-se com o outro
·
Realizar suas
escolhas;
·
Bater palmas e
descobrir suas mãos com o olhar;
·
Atividades em
frente ao espelho;
·
Painéis de fotos
para identificar a si e aos familiares;
·
Estimular o fazer
sozinho.
·
Linguagem musical e
expressão corporal:
·
Objetivo geral:
·
Ouvir, perceber e
discriminar eventos sonoros diversos;
·
Brincar com a
música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
·
Objetivo especifico:
·
Explorar
diferentes tipos de objetos que imitam som.
·
Perceber som
silêncio;
·
Participar de
brincadeiras e jogos cantados;
·
Reconhecer objetos
sonoros simples;
·
Discriminar sons
de objetos e animais;
·
Relacionar som e
movimento.
·
Conteúdos
·
Atividades
diversificadas de movimento;
·
Utilização de
jogos e brincadeiras cantadas como fonte musical;
·
Utilização de
acalantos, parlenda, cantigas de roda e instrumentos populares da cultura:
·
Organização do
espaço para as atividades musicais;
·
Escolha das
fontes sonoras e confecção dos objetos sonoros;
·
Utilização da bandinha
musical,
·
Brincadeiras de
roda;
·
Seguir e procurar
os sons;
·
Jogos de imitação
e sons locais.
·
Exploração da linguagem
plástica:
·
Objetivo geral.
·
Ampliar o
conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e matérias, explorando
suas características e propriedades entrando em contato com formas diversas de
expressão artísticas.
·
Objetivo específico:
·
Observar e
identificar diversas imagens.
·
Realizar suas
próprias produções;
·
Utilizar
diferentes materiais sobre diferentes superfícies.
·
Conteúdos
·
Manipulação de
materiais diversos;
·
Exploração de
texturas e formas;
·
Exploração das
sensações corporais;
·
Dramatizações;
·
Músicas e jogos
de imitações;
·
Representação da
própria imagem por meio de espelhos;
·
Observação e identificação
de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas;
·
Atividades com
objetos recicláveis;
·
Contato com
diversos material;
·
Impressão das
marcas gráficas com diferentes superfícies e materiais;
·
Rasgar, amassar,
manusear papéis diversos;
·
Colagens;
·
Pinturas;
·
Expressões
faciais.
·
Desafios corporais:
·
Objetivo geral:
·
Proporcionar
desafios para que as crianças saibam o que o seu corpo pode fazer, conhecendo
gradativamente seus limites e potencialidades:
·
Exploração do
meio em que a criança esta conhecer outros espaços a serem explorados;
·
Valorizar as
conquistas corporais.
·
Objetivo específico:
·
Explorar as
possibilidades de gestos e ritmos corporais através das brincadeiras e diversas
situações
·
Possibilitar
situações onde a criança possa experimentar situações em que a ela execute
movimentos articulados do corpo;
·
Utilizar de jogos
e brincadeiras diversas desafiando e explorando as funções motoras.
·
Conteúdos
·
Equilíbrio;
·
Esquema corporal;
·
Nomeações das
partes do corpo;
·
Rolamento;
·
Vivência dos
movimentos de engatinhar, pular, dançar, arrastar e puxar;
·
Apoio para andar;
·
Noções de entrar
e sair, dentro e fora;
·
Desenvolvimento
de ações onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso,
força, velocidade, flexibilidade e direção.
Amei as dicas.Serão muito valiosas para mim, pois estou Coordenando uma Creche onde as crianças do berçário ficavam completamente ociosas. Estou montando um planejamento com muitas atividades para berçário I e II. Mais uma vez obrigada pelas informações.
ResponderExcluirAdriana Gomes
Que estudos é presiso eu fazer para obter este trabalho?
ResponderExcluirPARABÉNS PELO TRABALHO. SUAS DICAS SÃO MARAVILHOSAS
ResponderExcluirParabéns pelo blog! Obrigada pela orientação!
ResponderExcluirGostei muito!! Obrigada!!!
ResponderExcluirAdorei, vai me ajudar muito nos meus planos do berçário.
ResponderExcluirDicas maravilhosas ! Parabéns !!!
ResponderExcluir